O INSS enviará cartas a 2,8 milhões de segurados por invalidez com direito à correção e revisão dos últimos cinco anos a partir de 13 de agosto até o fim do ano. O envio de correspondências será feito com a homologação na Justiça do acordo que fará o acerto de contas dos benefícios por incapacidade concedidos entre 1999 e 2009. Para ser incluído na lista, o segurado que mudou de endereço precisa atualizar os dados com a Previdência.

Quem mudou de endereço e não informou à Previdência precisa se dirigir até uma agência do INSS e apresentar comprovante de residência | Foto: Alexandre Vieira/ Agência O Dia

Quem mudou de endereço e não informou à Previdência precisa se dirigir até uma agência do INSS e apresentar comprovante de residência | Foto: Alexandre Vieira/ Agência O Dia

Desta forma, é preciso se dirigir a uma agência do INSS com identidade e comprovante de residência e alterar o cadastro. Àqueles que não querem correr o risco de esperar muito tempo pelo atendimento, a dica é agendar a visita por meio da Central 135.

Têm direito à revisão e atrasados, segurados que no período de 29 de novembro de 1999 até 2009 deram entrada em benefícios por invalidez. Sejam eles auxílio-doença, auxílio acidente de trabalho, aposentadoria por invalidez e pensão por morte com origem em benefício por incapacidade.

Por meio da carta de concessão do benefício, o segurado pode verificar se estará na lista de contemplados. Basta identificar se na memória de cálculo do benefício foram considerados os 100% salários de contribuição para o cálculo do benefício em vez de 80% dos maiores salários de contribuição, excluindo os 20% menores — como determinava a regra que alterou o Decreto 3.048 de 1999, que regulamentava os cálculo dos benefícios da Previdência.

Dos 2,787 milhões de benefícios que serão corrigidos pelo INSS, 491 mil são de segurados que estão com a assistência ativada. Os demais 2,296 milhões de segurados já tiveram o benefício cessado. Isto é, são casos de trabalhadores que receberam auxílio-doença ou acidente de trabalho por um determinado período.

QUEM ESTÁ ENTRE OS BENEFICIADOS
Têm direito à revisão e atrasados, segurados que no período de 29 de novembro de 1999 até o ano de 2009 deram entrada em benefícios por invalidez.

Os benefícios são: auxílio-doença, auxílio acidente de trabalho, aposentadoria por invalidez e pensão por morte com origem em benefício por incapacidade.

Por meio da carta de concessão do benefício o segurado pode verificar se estará na lista de contemplados do INSS.

Basta identificar se na memória de cálculo do benefício foram considerados 100% dos salários de contribuição para o cálculo do benefício em vez de 80% dos maiores salários de contribuição, excluindo os 20% menores — como determinava a regra que alterou o Decreto 3.048 de 1999, que regulamentava os cálculo dos benefícios da Previdência Social.

Disponível em:

http://odia.ig.com.br/portal/economia/nova-corre%C3%A7%C3%A3o-do-inss-exige-a-atualiza%C3%A7%C3%A3o-dos-endere%C3%A7os-1.471676

Alex Dylan

Advogado especializado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, Pós-Graduado em Direito Previdenciário. (Saiba Mais) |   Adicionar aos contatos

This Post Has 25 Comments

  1. Cristovao Ornellas

    Boa noite, sou aposentado pro invalidez desde o ano 2005, depois de varios periodos intercalados de auxilios doenca apos cirugia cardiaca em 1978 e novamente em 1981 e finalmente mal de parkinson que se iniciou a uns dez anos atras, com o qual o inss aceitou a minha aposentadoria. minha pergunta é: por que quando entro no site da previdencia e questiono se tenho direito a revisao, eles negam.

  2. ALAN KARDEC MACHADO DA MOTTA

    GOSTARIA DE SABER SE COMTRIBUINTES DO INSS QUE ESTIVERAM RECEBENDO O AUSCILIO DOENÇA, NO PERIUDO DE SETE, MESES NO ANO DE 2009. TEM DIREITO A REVISAO DE BENEFICIO MESMO, ESTANDO NA ATIVA NOVAMENTE POIS. LI EM REPORTAGEM DO JORNAL MEIA HORA, QUE PESSOAS , APOSENTADAS OU QUE ESTIVERAM RECEBEMDO AUSCILIO, DESDE; 1999 TERIAM DIREITO A REVISAO. POR FAVOR ME RESPONDAM; OBRIGADO

  3. enilda silva paes DOS REIS

    GOSTARIA DE SABER PORQUE QUE EU REQUERI O MEU AUXILIO DOENÇA E FOI ENDEFERIDO EU SOU AUTÔNOMA JÁ PASSEI POR DUAS PERICIA MAL FEITA E NÃO ME CONCEDERAM O AUXILIO EU LEVEI O LAUDO MÉDICO DA CLINICA DA FAMILIA E ELES CONTINUA DIZENDO QUE NÃO TINHA EXAME MEDICO QUE O EU DEVO FAZER PODERIA ME ORIENTAR, OBRIGADO.

  4. eliza

    Oi to no auxilio doença desde 2011.e preciso fazer uma cirurgia só que fiz uma pericia em março deste ano e o perito negou, sendo que não posso estar fazendo a cirurgia porque estou gravida de 5 meses só posso estar fazendo em outubro,e esse perito disse que vou receber uma carta só que não falou nada sobre o que e esta carta,queria saber.

  5. Danillo

    Bom dia, recebi auxilio doença e tive direito a revisao do beneficio, acontece que na data que foi feita a revisao meu beneficio estava cessado e estava correndo um processo judicial em face do INSS, ai a previsao do beneficio ficou para 2022, só que logo apos a revisao ganhei em sentença transitado e julgado direito a aposentadoria por invalidez e na epoca ja estava com 59 anos. Entao gostaria de saber se tem alguma forma de requerer esse pagamento antes, pois o meu beneficio estava cessado por equivoco do INSS, tanto é q foi provado em sentença, olhei na tabela e eu enquadraria em 04/2014. O q eu faço???

  6. edson roso

    eu tenho direito a receber revisao auxilio doença segundo o inss mais ainda não recebi a carta fui a minha agencia do inss me informaram que tem uma pedençia mas eles ainda não descobriram qual e e com isso fico esperando

  7. auricelia maria de jesus

    oi boa noite alex… eu sofri um acidente moto em 2009, quebrei a crávícula, recebi seis meses, fiz a cirugia no ombro e hoje eu não tenho mais força no braço como antigamente,é o braço direito, tenho platina no ombro… me responde ta obrigada!!!! uma boa noite…..

  8. alessandra

    BOM DIA, SOBRE UM ACIDENTE EM 19/05/2013 ONDE O MEDICO ME AFASTOU POR 90 DIAS A PERICIA FOI EM 18/06/2013 ONDE FOI DEFERIDO ATE 24/08/2013. Em 12/09/2013 O MEDICO ME AFASTOU POR MAIS 60 DIAS ONDE A PERICIA FOI MARCADA PARA O DIA 28/08/2013 O PEDIDO FOI PRORROGADO ATE DIA 01/10/2013.
    GOSTARIA A ENTENDER ESTES CALCULO POIS NAO CONSIGO CHEGAR A ESTAS DATAS.

    GRATA

  9. caio cesar paes

    Oi eu sofri dois acidente de trabalho sou motoboy, em março de 2012 fraturei a perna esquerda fiquei afastado durante 7 meses voltei a trabalha em outubro em novembro do mesmo ano me acidentei novamente sendo este acidente fratura exposta na perna direita . Eu tenho dois registros na carteira sendo um de 1200 e o outro de 742 o primeiro beneficio meu fiquei recebendo do inss 687 e do segundo que estou até agora recebo 796 esta certo o valor que eu estou recebendo ? posso recorrer pedir revisão do benefício o que faço ? fico muito agradecido se puderem me responder !!!

Deixe uma resposta