23/09/2013 – O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região julgou, até o mês de julho de 2013, todos os processos distribuídos até esse período e outros de anos anteriores. A constatação foi feita pelo presidente, corregedor e gestor de metas, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, durante reunião de avaliação das metas nacionais com os gestores das unidades do Regional, realizada no dia 19 de setembro de 2013.

O desembargador destacou que as reuniões de análise das metas é muito importante, pois identifica o real desempenho do Regional no cumprimento das metas nacionais, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que estará na pauta do VII Encontro Nacional do Poder Judiciário, na cidade de Belém (PA), nos dias 18 e 19 de novembro, ocasião em que, por meio de questionário específico, será avaliada a estratégia do Poder Judiciário, assim como serão eleitas as metas por segmento de justiça para execução em 2014, além dos macrodesafios da justiça brasileira para o período de 2015/2019, a exemplo do que ocorreu com as diretrizes nacionais estabelecidas pela Resolução 70/2009 do CNJ.

Pequeno Junior, ressaltou ainda, que até o dia 19 de setembro, do total de dez metas nacionais de 2013, seis já estão integralmente cumpridas e as demais estão em vias de cumprimento. Esta é a avaliação dos gestores, que firmaram o compromisso de intensificar as ações e mobilizar as equipes com o foco na estratégia nacional e regional. Além dessas, outras sete metas específicas das corregedorias regionais também são acompanhadas e apresentam ótimo desempenho.

No cumprimento das metas, destaca-se a meta 1, que é julgar quantidade igual de processos de conhecimento do que os distribuídos em 2013, de um total de 14.978 processos distribuídos nos primeiro e segundo graus, foi julgada, até o mês de julho, quantidade superior de processos, totalizando 15.489, o que representa o julgamento de todos os processos que entraram no exercício, mais o total de 511 de anos anteriores.

Constatou-se, também, que o Regional não possui mais processos para julgamento de 2009, apenas dois de 2010, 31 de 2011 e 411 de 2012, superando a meta 2/2013, que era para julgar, até 21/12/2013, pelo menos 80% dos processos distribuídos em 2009.

Na área de saúde ocupacional, o destaque foi para a meta 10 – realizar adequação ergonômica em 20% das unidades judiciárias de primeiro e segundo graus, cujo desempenho, até a presente data, foi quatro vezes mais do que a meta prevista.

Para o diretor geral do Regional, Marcos Rogério Reis, esse desempenho se deve ao trabalho de interiorização dos serviços de saúde ocupacional e do programa de prevenção de riscos ambientais, que foi estendido para as cidades onde possuem fóruns trabalhistas, sendo alocados recursos para esse fim.

De acordo com o presidente do Regional, o nível de desempenho alcançado nas metas nacionais de 2013, vem a corroborar com os resultados almejados pela administração desde o início de sua gestão, quando definiu o plano de metas para este ano, registrando que "os resultados obtidos são motivos de muito orgulho institucional e, principalmente, porque beneficiam o cidadão que procura a Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, motivo de cada vez mais, magistrados e servidores perseguirem com afinco na prestação de serviços de qualidade, base do Planejamento Estratégico do TRT14", concluiu o desembargador presidente.

Fonte: TRT-14 (AC/RO)

Fonte: notícias-rss – Processos julgados pelo TRT da 14a Região superam os que entraram em 2013

Rafael Pena

Advogado especializado em Direito do Trabalho. Graduado pela PUC/MG, Pós-graduado em Direito do Trabalho. (Saiba Mais) |   Adicionar aos contatos